sábado, 18 de setembro de 2010
“A humildade é a origem de todo o bem que possamos fazer”
Para Sâo Vicente, a humildade é reconhecer todo bem que vem de Deus. Reconhecer nossa baixeza e nossas faltas, uma vez que se confia em Deus plenamente.
"Somente a humildade é capaz de receber esta graça. A ela deve seguir um total abandono de tudo o que você é e de tudo o que poderia ser junto com a suprema confiança no Soberano Criador.[...] Também nossos pecados devem ajudar a crescer na humildade." (SVP em uma carta á Carlos Nacquart de 22 de março de 1648, escreve falando sobre a graça da vocação.)
Ser humildade implica querer ser ignorado, deixado de lado. Exige evitar o aplauso do mundo, ocupar o ultimo lugar e amar a vida aculta.
São Vicente nos mostra varios motivos para praticar a humildade.
- Jesus foi humilde, e se sentia feliz em sser considerado o úlitmo dos homens;
- é a virtude característica de Jesus;
- Os santos também foram humildes: "É a virtude de Jesus Cristo, a virtude de sua Santa Mãe , a virtude dos maiores santos, e finalmente é a virtude dos missionários;
- Deus gosta de começos humildes;
- A humildade é a origem de todo o bem que possamos fazer;
- Deus nos chama, a nós gente humilde, para fazer grandes coisas;
- É a arma com a qual vencemos o diabo, pois o diabo e o orgulho são as mesmas coisa;
- Todo mundo ama a humildade, ainda que seja mais facil pensar nela que praticá-la;
- Ganha-se o céu com a humildade...
São Vicente também sugere meios para alcançar a humildade:
- Devemos fazer, praticar diariamente atos de humildade;
- Confessar em publico nossas faltas;
- Desejar que nos chamen a atenção;
- Devemos orar a Nosso Senhor e à Virgem Maria como modelos de humildade;
- Temos que pensar que somos os piores do mundo;
- Reconheçamos nossas faltas; assim fica fácil desculpar as faltas alheias;
- Os superiores devem se comportar de tal maneira que nada transpareça que são superiores.
Parece dificil, aceitar a linguagem de São Vicente ao falar da humildade. Chega a dar medo...
Porém, podemos transcrever de uma forma mais simples. Dizendo que a Humildade é reconhecer nossa condição de CRIATURAS e REDIMIDOS a admitir que todas as coisas são dons de Deus. Nossa relacão com Deus é de total dependência. "Nele vivemos nos movemos e somos".
A pessoa humilde reconhece a interdependencia como um sinal de sua limitação e como fonte de enriquecimento. Precisamos dos outros e não podemos viver sem eles. Caminhamos para o reino em solidariedade com eles.
"Todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus. Todos são justificados gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus" ( Rom 3,23-24)
Talvez por uma reação distorcida diante da excessiva ênfase que no passado se dava ao pecado, a mente moderna tem difiuldade em manter o sentido do pecado. Sem duvida, se estivermos alertas, veremos que o pecado se manisfesta de maneiras muito variadas em nossas vida, em nossos prejulgamentos, na tendencia de classificar os outros indiscriminadamente, no falar com facilidade dos aspectos negativos dos outros, em nosso tédio pela oração, em nossa incapacidade de ser dinamizados pelos valores evangélicos, na seleção interessada que fazemos dos textos evangélicos, em nossa falta de disposição em compartilhar o que temos com os pobres, em nossa falta de vontade de renunciar ao poder e de nos solidarizar com os necessitados, em nossa cumplicidade com as estruturas sociais injustas. Apesar de tudo isso o Senhor nos perdoa com amor e nos dá o viver em Jesus Cristo. Não nos salvamos pelas obras que fazemos, mas pelo dom de Deus através de Jesus Cristo. Se não fosse assim a graça não seria graça.
Humildade é agradecimento pelos dons. Agradecer é uma atitude cristã fundamental, que celebramos diariamente como "EUCARISTIA".
Pra finalizar esse pequeno texto, deixo o mais lindo ato de humildade, citado no Evangelho de Lucas, capítulo 1 versículos 46 ao 50.
"A minha alma engrandece o Senhor,
e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e sua misericórdia perdura de geração em geração."
Maria exulta louvando e dando graças a Deus pelos muitos dons que Ele lhe concedeu. Reconhece os dons Dele, nem os diminui, nem os nega e responde com gratidão.
Tomamos então a Virgem Santissima como exemplo em nossa vida...
(Fonte: Caminho de São Vicente)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário