terça-feira, 26 de abril de 2011

O Anúncio

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.




P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.
 
 




Clarice Lispector

2 comentários:

  1. Estou muito interessado nesta vaga!
    Não posso deixar que guarde para si algo que poderia compartilhar comigo. Não posso deixar que morra um dia a felicidade não compartilhada com alguém como eu, que necessito muito dela, mesmo já a tendo em parte. Minha felicidade não é feliz quando está sozinha, precisa de uma companheira. Minha felicidade quer ser feliz junto com sua felicidade, para que uma faça a outra feliz.
    Por isso deixo minha manifestação de profundo interesse nesta vaga. Deixo também meus contatos:
    Quando tiver tempo, olhe para o céu: se houver um sol, ele estará me vendo de lá, e ele será nosso elo.
    Quando decidir me comunicar, olhe para a noite: se houver a lua, ela estará me vendo de lá, será nossa ligação, mesmo distante.
    Quando quiser me ver, olhe para as pessoas que ama: para você estarei em todas elas.
    Quando quiser me observar, olhe para dentro de si mesma, em teu coração: estarei ali!
    Quando quiser me sentir, apoie sua mão direita em seu ombro esquerdo, depois segure com a mão esquerda sua sintura do lado direito, então feche os olhos. Agora aperte bem forte e respire fundo. Estarei ali, te abraçando em seus próprios braços...

    ResponderExcluir