quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pensamentos

Andei pensando por esses dias e me questionava: porque há tantas aflições no mundo? Por que sofremos? Por que é tão difícil encontrar a paz? Por que é tao complicado encontrar a tal felicidade?
Sempre pensei nas coisas de uma maneira diferente. Por exemplo: quando sentimos dor na cabeça. Imagino que meu corpo todo sempre doeu, e quando a cabeça pára de doer é que então sinto. É algo muito estranho de se analisar. Costumo pensar nas coisas do avesso. Nâo como elas realmente são.
Assim consigo ver o mundo de outra maneira, talvez diferente da maioria das pessoas. Aprendi que não posso deixar o ambiente influenciar o meu humor. A rotina sempre vai existir, estamos destinados a viver numa rotina estressante e corrida. Com execessões claro, há pessoas que não vivem numa rotina. Mas nós que somos pobres, e estamos presos a rotinas temos que perceber as coisas pequenas. Pessoas da classe média baixa como eu, estão condenadas a mesmice dos dias, com poucas chances de mudança. Então a melhor maneira é encontrar pequenos movimentos do dia que o fazem diferente e melhor. E sentir uma imensa alegria a cada pequena percepção. E por mais que pareça impossível encontrar algo que nos faça feliz, não podemos desistir. Temos que lutar com todas as nossas forças até que elas se esgotem, para ter essas pequenas alegrias que fazem grandes mudanças.
Não posso ficar falando disso sem me lembrar da única pessoa que me ensinou tudo isso que escrevi e ainda vou escrever. De uma maneira única e surpreendente, Deus me ensinou como encontrar a felicidade nos meus dias que sempre pareciam escuros e nebulosos. Me ensinou a olhar pro céu e me lembrar de quando era criança e ficava horas deitada no quintal olhando as nuvens e, inventando formas e história. Pensando que elas poderiam ter gosto de almodão doce. Naquele tempo era a única coisa que me fazia esquecer o mundo e apenas apreciar e sentir a paz. Então descobri que me ensinou,também, a encontrar a paz. A paz tão sonhada por todos, eu sei onde está porque Ele me disse e me diz todos os dias. Ela esta no silêncio que nós nunca fazemos. Corremos pra lá e pra cá, sem descanço algum, enlouquecidos por causa de problemas que nós mesmo inventamos . . .
Quem disse que para ser feliz é preciso ter um carro 0 km, ou um celular que tem tantas funções que você nem sabe como fazer um simples ligação. Ou então ter fama . . . Só é feliz quem tem uma poupança bem gorda;  aposentadoria garantida . . .  Se você passou dos 20 anos e ainda não entrou numa faculdade, cuidado! Pode se preparar porque esta ficando muito velho e não conseguirá acompanhar o mundo. Ouço isso todos os dias da minha vida e mesmo assim sou uma pessoa feliz.
Tenho 24 anos e não consegui um emprego em que eu possa ter uma estabilidade financeira, ainda não entrei na faculdade. Moro com meus pais e não tenho um celular com MP3. Um dos poucos luxos que possuo é a internet banda larga, que meu salarinho de estágia consegue pagar.
Diante de tudo isso, o que para mim poderia ser motivo de tristeza e desanimo, e não nego que por algum tempo foi. Precisava de um tempo pra saber o que é tristeza pra aprender a ser feliz. Deus nos mostra os dois caminhos e nós ficamos encarregados de escolher. Tem pessoas que ainda não enxergaram que existe esses dois caminhos, e ficam saborando somente a tristeza.
Deus me mostrou que eu poderia ser feliz, e eu decidi ser. No começo não é fácil, é como mentir pra você mesmo. Pois sua mente esta acomodada, quer continuar no desanimo. Então começa uma luta incansável, entre você e sua mente. Não garanto a vocês que vai ser fácil, mas eu garanto que vão ser felizes.
É simples, começe vendo o que de bom tem no seu dia. O cheiro do café que sua mãe faz de manhã. Acordar com um sol lindo brilhando pra aquecer o dia. Sorrir para as pessoas, esse é o mais difícil, principalmente para as meninas, temos que tomar cuidado, não podemos sorrir para qualquer um. Um conselho : sorrir para as pessoas que aparentam ser do bem e/ou pessoas que não conseguem correr mais do que você. (kkkkkkkkk). Ler piadas também ajuda. Assistir uma comédia. Conviver com amigos animados e palhaços. Porém, vem de você o esforço maior, porque na maior parte do tempo de sua vida você vai estar sozinho e isso é um problema. Ficar sozinho é mais dificil conseguir ser feliz. A prática de ver o lado bom das coisas que estão a sua volta é uma boa saída.
Valorizar as coisas simples também nos faz sentir melhor e com a sensação de felicidade. Vou fazer uma pequena lista de coisas simples:
-Sorrisos, sorria...ande sorrindo;
- Cantar uma música traz a paz . . . cantar alto também faz bem;
-Deitar na cama e sentir apenas o colchão, o cobertor e o travesseiro . . . eles são tão fofinhos;
-Beijar . . . na boca, no  rosto, na testa, na mão . . . onde sentir vontade (mas faça isso bem devagar);
-Abraçar. . . amigos, mãe, namorado...não importa quem. Apenas abraçe bem forte até que outro perca o ar (cuidado não o mate,se você for mais forte que ele);
-Andar de mãos dadas . . . com as mão podemos fazer muitas coisas, é através delas que sentimos também. Ela cura, acaricia, faz, doa, socorre . . . e infinitas outras coisas. Use-as da maneira que beneficie o outro. Você tem esse poder, e acredite, ele esta em suas mãos.
-Roube uma flor das plantas que Deus nos deu, e presentei alguém sem data especial. As pessoas são especias e gostam de ser 'mimadas';
-Tome sorvete . . . lembra de quando você era criança e se lambusava com sorvete. Isso é que era felicidade né? Pois então, você pode fazer isso, quem foi que disse que depois de adultos somos obrigados a ter 'etiqueta' ; quem disse que não podemos comer 'chicletes' . . . volte a ser criança. Lembrete: ser criança não é ser infantil.
-Olhe os pássaros . . . tente imita-los. Calma! Não tente se jogar de um prédio e tentar voar, não vai dar certo. Quer ter a sensação de estar voando. Suba num local bem alto e seguro, abra os braços e feche os olhos. Sinta o vento em seu rosto e imagine estar voando. Você vai se surpreender.
-Quando sentir o vento no seu rosto, feche os olhos. Só não faça isso quando estiver dirigindo;
-Mande recados . . . mas não mande o mesmo recado para todos seus amigos, como é possível fazer no orkut. Isso deixa as pessoas se sentirem iguais, ninguém é igual a ninguém. Todos querem se sentir importante. Mande um recado individual. Se souber que alguém esta com dificuldade, ou passando por problemas dificeis escreva alguma mensagem de esperança e mande.
-Escreva, usando papel e caneta, um bilhete declarando-se e coloque num local inesperado;
-Faça surpresas . . . você pode se surpreender;

Eu posso ficar aqui até amanhã escrevendo o que nos ajuda a ser feliz, mas a maior felicidade também esta em descobri-la. Se você aceitar a felicidade já vai se sentir feliz, as outras coisas vem com ela.
E pra finalizar, pois já escrevi demais, deixo o maior dos segredos para a felicidade: o Amor.
Ame descontroladamente, sem se importar com nada. O que mais vale nessa vida tão corrida é o amor. Deixe tudo se for preciso para amar. Tudo o que não é amor pode ser deixado pra amanhã ou ser esquecido.
A medida do amor, é amar sem medidas ! Pense nisso!



Estes pensamentos pertencem à Natalia

Um comentário:

  1. Durante toda história o ser humano vem procurando a fórmula, o segredo da felicidade verdadeira.
    Assim eu também sempre fiz.
    Certo dia descobri que não se busca a felicidade, pois está dentro de nós mesmos. A felicidade se exterioriza. Porém, nos últimos dias eu senti ter perdido a capacidade de exteriorizá-la. Sim, eu perdi, ou enibi, a rotina e a mesmice fez isso comigo.
    Ontem, conversando com você, pude sentir algo querendo me fazer melhorar, porém ainda faltava algo. Á noite, conversando com uma pessoa, ouvi dela muito do que eu fazia e deveria fazer. Ouvi palavras bonitas, mas também levei muitos puxões de orelha. Merecidos! A rotina e a falta de sono estavam prejudicando minha mente, me estressando e me deprimindo.
    Comi um cachorro quente e uma barra de chocolate. Endorfina é bom as vezes né! E também alguém que nos faça rir. . .
    Hoje, sem pensar, como faço sempre, entrei em meu blog e vi suas atualizações. Vi esse texto.
    Por que eu deixei de ver a felicidade naquelas pequenas coisas do nosso dia? O mundo fez isso comigo? Será que não estou mais dando tempo para mim mesmo? As vezes tenho medo de estar deixando de lado estas coisas simples, que fazem toda diferença.
    Agora me sinto muito melhor, depois de ter lido suas palavras. Elas sempre me animam, me confortam, me encantam. Sua maneira de pensar e ver a vida sempre me fascinaram! Quero muito abrir os olhos novamente e ver tudo isso que vc vê, não quero perder isso em mim.

    ResponderExcluir