quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ser Chique

     

       Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.
     O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
     Chique mesmo é quem fala baixo;
     Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras;
     Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio;
     Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta;
     É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua;
     Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador;
     É lembrar-se do aniversário dos amigos;
     Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir;
     Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor;
     É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia;
     Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios;
     Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite;
     Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... Quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo... falsidade.
     Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.
     Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.
     Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour! Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus!
     Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... Mas, Amor e Fé nos tornam humanos!

Glória Kalil

terça-feira, 28 de junho de 2011

Caminho que leva a vida é estreito e apertado

Evangelho segundo S. Mateus 7,6.12-14: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não suceda que eles as calquem com os pés, e que, voltando-se contra vós, vos dilacerem”. «Assim, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas”. «Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que conduz à vida, e quão poucos os que acertam com ele!”.
Anteriormente, Nosso Senhor havia recomendado que amássemos nossos inimigos e fizéssemos bem mesmo a quem nos aborrece e nos faz mal. Mas agora adverte-nos para não darmos o que é santo aos “cães” e nem cedamos nossas “pérolas” aos “porcos”.
Nosso Senhor explica que devemos amar os nossos inimigos e socorrer-lhes com nossos bens materiais, mas não com bens espirituais, porque eles são nossos semelhantes quanto à natureza, mas não enquanto à fé. Pois Deus concede os bens materiais igualmente aos dignos (justos; puros) quanto aos indignos (injustos; impuros; imorais), porém não procede assim quanto às graças espirituais.

 É bom compreendermos o que Nosso Senhor dá a entender, aqui, por santo, pérolas, cachorros e porcos.

Santo é tudo aquilo que não é lícito adulterar e de cuja infração se considera culpável a vontade. Santo é, por exemplo, o batismo; a graça que se recebe na Sagrada Comunhão, o matrimônio, e em geral em todos os sacramentos da Santa Igreja.
Pérolas são todos os bens (ensinamentos, as verdades) espirituais de maior estima aos quais não devemos desprezar. Por exemplo, honrar pai e mãe; não mentir; ter em maior estima a prática da virtude do que as riquezas, etc. Assim como as pérolas, quando estão nas conchas, localizam-se no fundo do mar, também os ensinamentos divinos encontram-se na Sagrada Escritura. Para quem possui boa intenção e recebe a graça do entendimento, as verdades reveladas aparecem em todo seu fulgor e orienta para uma vida conforme a vontade de Deus. Mas para quem não tem boa intenção, os insensatos, é melhor que as ignorem porque não as entenderão ou delas farão um uso inadequado.
Cachorros são aquelas pessoas que combatem a verdade e perseguem quem a pratica realmente, tal como os cachorros mordem e arruínam a quem mordem. Então essas pessoas designadas de cachorros são as que, na medida de seu alcance, se esforçam para destruir quem procede segundo a verdade.
Porcos são os que menosprezam a verdade. Os porcos não têm instinto de morder como os cachorros, entretanto sujam (emporcalham) tudo! São as pessoas que vivem encharcadas nas complacências impuras da vida.

Enfim, por cachorros deve-se entender as pessoas inteiramente imundas tanto quanto às verdades de fé quanto aos seus atos: são os ímpios. E como porcos deve-se entender as pessoas que conheceram a verdade e dela se afastaram, dando-lhe formulações inadequadas ou errôneas, para satisfazer algum capricho pessoal. São os hereges, declarados ou ainda camuflados com “pele de ovelha”.

Em seguida, Nosso Senhor acrescentou: “Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-á” (Mat. 7, 7-8).
Sem o auxílio da graça divina não se consegue alcançar a verdadeira ciência da Sagrada Escritura. Por isso, somos aconselhados e encorajados a pedir, por meio das orações; a buscar, por meio dos desejos e da perseverança; e a bater (chamar), por meio do bom comportamento na vida e através das boas obras.
Aos animais (irracionais) Deus dotou com todos os recursos necessários para satisfazer as suas necessidades de sobrevivência. Para o homem (animal racional), entretanto, Deus dispôs de tal forma que ele só conseguirá alcançar tudo o que requer sua natureza somente com o auxílio de Deus. E isto Ele fez a fim de que, obrigado por sua fraqueza, o homem peça sempre a Deus tudo quanto possa necessitar.
Assim sendo, devemos sempre pedir, para alcançar; depois buscar, para encontrar; e tendo encontrado, guardar e praticar para entrar na vida eterna, pois está prometido que a porta do Céu nos será aberta.
Ou seja, pedimos, rezando; buscamos, vivendo bem; e chamamos, perseverando nos bons propósitos. O que conseguiremos certamente, se recorrermos filialmente à mediação da Santíssima Virgem.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os 7 dons do Espírito Santo


Inspirada no Livro do Profeta Isaías (Is 11, 2-ss) a tradição da Igreja nos ensina que o Espírito Santo dá à humanidade 7 dons.
Para que servem os dons do Espírito Santo? Os dons do Espírito Santo servem para nos confirmar na Fé, na Esperança e na Caridade, e para nos tornar solícitos para os atos das virtudes necessárias para conseguir a perfeição da vida cristã.

São eles:

1) SABEDORIA - dom que nos faz perceber e conhecer os caminhos de Deus para nossa salvação e elevação de nossas mentes ao desejo das coisas eternas, isto é, a Verdade, que é Deus, no qual pomos nossa complacência.

2) ENTENDIMENTO – dom que nos faz entender as sublimes verdades da salvação e dos divinos mistérios, os quais não podemos alcançar com as luzes naturais da razão humana.

3) CONSELHO - dom que nos faz saber escolher, nos diversos passos da vida humana, a direção ou atitude que mais convém à glória de Deus, à nossa salvação e ao bem do próximo.

4) FORTALEZA - dom que nos incute energia e coragem para observar fielmente a santa Lei de Deus e da Igreja, vencendo todos os obstáculos e os assaltos dos nossos inimigos (o mundo, o demônio e a imoralidade).

5) CIÊNCIA - dom que nos possibilita conhecer e julgar retamente das coisas criadas, o modo de bem usar delas e de as dirigir ao último fim, que é Deus.

6) PIEDADE - dom pelo qual veneramos e amamos a Deus, a Virgem Maria e aos Santos, e conservamos ânimo bondoso e benévolo para com o próximo, por amor de Deus.

7) TEMOR A DEUS - dom que nos incita à prática do bem e a nos afastar do mal, levando-nos a reverenciar a Deus e ter receio de ofender a sua Divina Majestade.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os outros...

Tudo o que eu procurava nas pessoas que me envolvi encontrei em você. Como pode uma pessoa com todas as qualidades que eu sempre sonhei ? Como poderia imaginar que você existe ?
Claro que é melhor que todos os outros que já conheci.
Penso, as vezes, porque demorei tanto tempo pra comecê-lo. Tantas coisas se passaram, e se eu ao menos soubesse que você existia . . .  tudo seria tão diferente.
Percebi que você é a realidade de todos os meus sonhos, tem todas as qualidades que imaginei em uma pessoa . . . seus defeitos, eu até sei de alguns, mas eu amo eles também. Assim como te amo.
Dos meus sonhos você saiu, literalmente. Eu não quero mais sair do seu lado e, nunca vou sair.
Não pense, por favor, que você não é o melhor. Pois pra mim, és maravilhoso . . . meu melhor namorado. Quem me mostrou que o amor ainda existe; que tudo o que eu imaginava é realidade . . .
Enquanto escrevo, tento encontrar uma palavrar melhor do que a "melhor", que possa definir uma coisa que é mais que melhor . . . Talvez: perfeito, com todas as imperfeições possíveis.
Acho que é assim o amor, ama tanto que até as imperfeições são coisas boas.
"Gerados juntos", "união de almas" . . . acredito que temos uma ligação e muito forte. Tem muitas coisas que não conseguimos entender ainda. E eu acredito que somos feitos um para o outro.
Deixo então essa musica, que deixa um pouco mais claro o que sinto.
Já conheci muita gente
Gostei de alguns garotos
Mas depois de você
Os outros são os outros
Ninguém pode acreditar
Na gente separado
Eu tenho mil amigos mas você foi
O meu melhor namorado
Procuro evitar comparações
Entre flores e declarações
Eu tento te esquecer
A minha vida continua
Mas é certo que eu seria sempre sua
Quem pode me entender
Depois de você, os outros são os outros e só
São tantas noites em restaurantes
Amores sem ciúmes
Eu sei bem mais do que antes
Sobre mãos, bocas e perfumes
Eu não consigo achar normal
Meninas do seu lado
Eu sei que não merecem mais que um cinema
Com meu melhor namorado
Quem pode me entender
Depois de você, os outros são os outros e só



(Texto: Natalia ...Música: Kid Abelha)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sinto...

Meu mundo tão distante do seu
Não me permite que eu te entenda
Mas as vezes isso já não me importa
Pois cresce um sentimento maior

Maior que todas as preocupações que já tive na vida
Tão grande que sei que é capaz de perdoar
Mesmo que seja algo quase imperdoavel...

Esta noite eu sonhei com você!
Mas antes de dormi eu recitei um poema
Um poema que fiz para os seus ouvidos

Queria que pudesse ouvir, pois era meu coração.
Só ele quem falava...
Estava tão espremido que calou meus pensamentos.
Como se já não coubesse no peito...
Como se a razão não tivesse mais força para detê-lo.

Ele fez pirraça, não quis para de doer
Paixão estranha essa, que causa: dor e prazer
Medo e felicidade, paz e sofrimentos
O que eu faço com tantos pensamentos?

Sentimentos tão grandes, nunca encontrei...
O que farei se um dia você, do meu lado, desistir de ficar
Já não penso nisso. Não quero pensar...
Hoje, só hoje, eu quero que você perceba que o amor que esta aqui dentro é o maior do mundo

É ele que faz: eu escrever sem parar,
Desrespeitar as regras da gramática,
Esquecer que as horas voam,
Aprender voar...

O fato de você existir torna meu dia mais belo.
O sol sempre nasce sorrindo e a noite já não é tão escura.

Amor, amor... amor...
Essas palavras não fazem sentido
E isso não me importa
Se o que eu sinto por você não pode ser dito em palavras
E eu ainda luto, só pra você sentir esse sentimento.
Só o que quero é que sinta...quem sabe assim meu coração fique em paz
(Mas se sentir, por favor, não me diga. Deixe subentendido...Porque eu amo amar você)



(Autor Desconhecido porém, extremente apaixonado)

Festa de Pentecostes


O Espírito que veio sob a forma de vento e de fogo permanece a soprar e a aquecer nossos corações com o entendimento e a coragem necessários para que possamos continuar o trabalho dos Apóstolos. Se também temos medo, Ele nos acalma; se os caminhos são tortuosos, Ele os aplaina; se só vemos trevas, Ele faz brilhar as luzes. É ele que nos anima e que nos enche de desejos e sonhos, fazendo com que nossos atos nos ultrapassem. É esse mesmo Espírito que forma o corpo místico de Cristo ao que nos une de forma indelével, e através do qual formamos uma só Igreja.
O Espírito de Deus é o sopro criador, o transformador de realidades, o acalentador de corações. Encher-se desse Espírito é deixar-se invadir pelo próprio amor de Deus, é deixar-se mover pelas cordas impulsionadoras do Padre Eterno que nos quer irmãos e irmãs na mesma caridade, em todo o mundo. É, por fim, abandonar-se à graça e deixar que Deus viva em nós, suplantando-nos de tal modo que sejamos imagem e semelhança Dele e O testemunhemos concretamente.
Que o Espírito que anima a vida da Igreja, garantindo-lhe a alma e o ardor vibrantes, possa também acender essa mesma chama em nossos corações e suscitar-nos o desejo de melhor amar e servi-Lo sempre, em qualquer lugar.

Fonte: Gilda Carvalho em http://amaivos.uol.com.br/

terça-feira, 14 de junho de 2011

Família, fé, esperança e caridade


Em nossos dias, num mundo que se tornou estranho e até hostil à fé, as famílias cristãs são de importância primordial. O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É no seio da família que os pais são para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé.
Sabemos que o lar é a primeira escola do mundo e da vida cristã. É uma escola de enriquecimento humano.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “a família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (cf. n. 2205).
Deus quis que a atividade educadora e criadora da família fosse o reflexo de sua obra. A família é a célula originária da vida social. É a sociedade natural na qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si.
Podemos perceber, ao refletir sobre tudo isto, que a prática da caridade, da justiça, da solidariedade nasce na família para, depois, se expandir para toda a sociedade.

Para seguir o plano de Deus e, consequentemente, para realizarmos a nossa finalidade, é preciso, aqui na terra, aqui neste mundo que tanto tenta destruir a família, que saibamos defendê-la, porque ela é o esteio da sociedade e é nela que podemos cultivar, desde a mais tenra infância, a fé, a esperança e a caridade, virtudes que farão deste mundo um mundo melhor e que, com toda a certeza, nos levarão à glória de Deus Pai.

Fonte: Baseado em Dom Eurico dos Santos Velos – Arcebispo emérito de Juiz de Fora, MG. – http://www.catequisar.com.br/

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cristo Nosso Senhor sobe aos céus e começa nossa missão...



Jesus Nosso Senhor vai para o céu depois de cumprir sua missão e nos deixa um mandato para continuar a sua obra. Primeiro, pelo exemplo de vida na prática das virtudes; segundo, pelo apostolado; e terceiro, na luta pela implantação e efetivação de seu reino aqui na terra.
A festa da ascensão de Nosso Senhor mostra que Seu trabalho de redenção da humanidade chegou ao seu final e começou o nosso. Nos Atos dos apóstolos vemos a despedida de Jesus em Jerusalém, e como tudo terminou com sua morte e ressurreição, a promessa de envio do Espírito Santo e a necessidade do testemunho dos que estiveram com Jesus Cristo; os discípulos devem propagar o evangelho até os confins da terra; nós, os católicos, somos aqueles que hoje devem dar testemunho de Cristo no mundo (At 1,8-11)
Na carta de São Paulo aos Efésios temos a interpretação da Ascensão como sendo a glorificação de Cristo e a indicação de que nos será dado o espírito de sabedoria e de luz para nós o conhecermos. Nosso Senhor Jesus Cristo vai para o céu e o caminho fica aberto para aqueles que o conhecerem e praticarem os seus mandamentos. Lá haverá muitas moradas preparadas para nós. Nosso Senhor sempre estará nos ajudando, nos dando a força e nos levantando das quedas (cf. Ef 1,17-23).

São Mateus narra a Aparição de Nosso Senhor, na Galiléia, em que foi dada à Igreja a missão de evangelizar toda a terra: “Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. E, vendo-o, o adoraram; alguns, porém, duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mt. 28, 16-20).

Para nós católicos, o que é a evangelizar? Em termos concretos significa fazer apostolado. É que em cada pessoa – e à partir de cada pessoa, no mundo todo – há uma luta entre Deus e o demônio. Deus atuando para que cada pessoa, bem como o conjunto delas, realize a finalidade para que foi criada e depois se salve eternamente. O demônio, pelo contrário, age para que as pessoas se desviem das finalidades para que foram criadas, procurem os prazeres imediatos, principalmente sensíveis, e por fim caiam na desgraça eterna.

Apostolado é, pois, qualquer atitude, ação, obra, etc., que aumente e intensifique a presença de Deus na(s) alma(s) e faça recuar o poder do demônio ou de quem faz o papel de demônio, nas pessoas ou nos ambientes.

Agora, deve-se considerar que qualquer pessoa verdadeiramente digna desse nome, o que deseja de outra pessoa, antes de tudo, é o respeito. Em segundo lugar, é afabilidade. Em terceiro lugar, é a disposição para perdoar. Portanto, o ponto de partida do êxito do apostolado verdadeiramente católico é saber praticar, de modo eminente, uma pessoa para a outra, essas três virtudes: respeito, afabilidade e perdão. Porque se duas pessoas ou mais tiverem um relacionamento calcado nessas três virtudes, toda a colaboração é boa e o apostolado é fecundo.
Entretanto, é bom ter presente que praticar de modo eminente tanto essas três virtudes como qualquer outra só se consegue com o auxílio da Santíssima Virgem, que é a Medianeira de todas as graças. Com a proteção de Nossa Senhora é possível manter a fidelidade, recuperar-se das quedas e alcançar a vitória. Pois Ela é a Esposa do Espírito Santo que renova todas as coisas, nos dá força para testemunhar com nossa vida mesmo diante do martírio, incruento ou mesmo cruento, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: adaptação de vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pai ...

Pai, santificado seja o vosso nome!
Que todos os dias, eu Te procure na Oração.
E com a maior freqüência, eu me alimente de Ti na Eucaristia!
Venha a nós o vosso Reino!
Que eu seja capaz de construir um mundo, onde todos pratiquem
autêntica virtude!
Seja feita a vossa vontade!
Que eu saiba aceitar com ânimo as tarefas mais difíceis!
O Pão-nosso de cada dia nos dai hoje!
Que eu saiba apreciar e agradecer o pão que alimenta meu corpo,
para desejar receber, no coração, o Pão eucarístico!
Perdoai-nos as nossas ofensas!
Que eu saiba pedir, dar e receber o perdão!
Não nos deixeis cair em tentação
Que eu não me descuide dos meus compromissos para com a religião!
Livrai-nos do Mal!
Que eu não dê lugar em mim a nada que me possa me levar ao pecado!

Fonte: http://apenasoracao.blogspot.com/ (com adaptações)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VERBO SER

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.


(Carlos Drummond de Andrade)

Poetas...Pensadores...Compositores...

Refleti essa semana sobre os pensadores, os escritores, poetas e todas as pessoas que conseguem através das palavras transmitirem seus sentimentos mais profundos. Aqueles sentimentos que não encontramos palavras para descrevê-los. Entende ?
Fico a me imaginar sem eles . . . Como poderia dizer ao meu amor tudo o que sinto, se eles não traduzissem meu sentimento em versos ou refrão de músicas tocadas em rádios.
Vivo roubando esses versos, mas não por maldade. E sim, por não saber como tirar de dentro de mim tudo o que ando sentindo.
Certa vez ouvi uma música do Roupa Nova que dizia assim: “Se o amor valer, eu empresto um verso meu pra você dizer...” E para um coração que ama, ou amou eu pergunto: E quando o amor não valeu ?  Como diz Vínicius de Moraes : “Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão” .
Claro que já emprestei muitos versos . E claro, que já vivi um amor que não compensa. Afinal o que é viver se não errar, correr riscos, se apaixonar, perder -se no tempo . Viver ! A palavra mais bela e mais enigmática que já conheci .
. . .
Lendo agora uns poemas me deparei com as seguintes palavras : “Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma, e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença,aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.
Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci.
Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.
Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama, te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo Filha da Puta! (Carlos Drummond de Andrade)”
Tenho que confessar que ri muito. Grande autor, só um verdadeiro poeta sabe onde colocar as palavras e causar tantos sentimentos dentro do leitor.
São tantas coisas a dizer, tantas palavras para expressar e eu ainda recorro a eles.
“Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas ?”
Agora já cansada de escrever algo que ninguém vai ler, deixo mais palavras do grande poeta Carlos Drummond de Andrade : “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”
by Natalia e outros